História
Corrida de kart em ruas de Berlim (1963)
Os karts foram originalmente criados nos Estados Unidos nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O norte-americano Art Ingels, construtor dos carros de corrida Kurt Kraft, é internacionalmente conhecido como o pai do kart. Mas o primeiro kartista da história foi o piloto Lou Borelli, que se tornou sócio de Ingels na primeira fábrica de kart do mundo, a Ingels-Borelli Kart, que produzia o chassis Caretta.
Para as primeiras corridas, Ingels e Borelli improvisaram, em 1956, o primeiro circuito de kart na história no estacionamento do Rose Bowl, em Pasadena, no sul da Califórnia. O desporto rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado em todos os continentes.
No Brasil, o kart começou a tomar forma na no início da década de 60.
A primeira prova de kart realizada no Brasil foi realizada em São Paulo no dia 13 de agosto de 1960, no loteamento que criou o bairro Jardim Marajoara.
Foi organizada por Claudio Daniel Rodrigues, construtor do primeiro modelo brasileiro, o Rois Kart.
O vencedor dessa primeira corrida de kart no Brasil foi o piloto Maneco Combacau.
Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é a "500 Milhas de Kart Granja Viana", em qual diversos pilotos do mundo inteiro disputam volta a volta todas as 12 horas de prova.
Em Portugal, o karting apareceu também na década de 60. Atualmente, há kartódromos espalhados por todo o país, mas há, em maior número, na região centro do país.
Os principais nomes da história dessa modalidade no Brasil são:
Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Maneco Combacau, Carol Figueiredo, Ayrton Senna,
Waltinho Travaglini, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, e Felipe Massa, que organiza anualmente o "Kart das Estrelas"
“ Único monoposto que se aproxima de um F-1 é o Kart ”
fonte; Wikipédia.
Comments